Estimula:
As partes do corpo recortadas em
cartolina: cabeça, pescoço, tronco, dois braços, dois antebraços, duas mãos,
duas coxas, duas pernas e dois pés. Para juntar as partes fazendo as
articulações, podem ser feitos furos com o furador de papel e colocadas tachas,
que se abrem depois e perfurar o papel. Outra alternativa é furar as
articulações com uma agulha grossa e barbante, e depois dar um nó de cada lado
do barbante.
Possibilidades de exploração:
-Recortar e montar o boneco articulado.
-Pedir a uma pessoa que sirva de modelo, assumindo diferentes posições
que os alunos procurarão reproduzir com seus bonecos.
-Fazer o exercício contrário, colocar o boneco em posições que as
pessoas deverão representar.
-Descobrir quais as posições que podem ser feitas com o boneco mas que
são impossíveis de serem realizadas pelo ser humano.
BOLICHE DE LATAS
Estimula:
Motricidade, coordenação motora ampla, coordenação viso-motora,
arremesso ao alvo, controle de força e direção.
Descrição:
Bolas de meia feitas com algumas meias juntas, que são enfiadas no fundo
de uma meia comprida. Para arrematar, torcer e desvirar o cano da perna da meia
várias vezes, recobrindo a bola para, posteriormente, costura-la. Latas vazias,
do mesmo tamanho, com números colados.
Possibilidades de exploração:
-Empilhar
as latas fazendo um castelo.
-Jogar
como boliche: cada jogador arremessa três bolas, tentando derrubar todas as
latas.
-Contar
os pontos de acordo com os números escritos nas latas derrubadas.
-Vence o jogo quem tiver feito mais pontos.
CAI NÃO CAI
Estimula:
Atenção,
motricidade, percepção visual,
Descrição:
Garrafa plástica descartável, contas ou material de contagem e varetas.
Fazer vários furos com arame quente de um lado ao outro da garrafa.
Colorir varetas (palitos de churrasco) em várias cores. Selecionar
material de contagem
nas mesmas cores das varetas. Para montar o jogo colocam-se as varetas nos
furos da garrafa e, após, o material de contagem.
Possibilidades de exploração:
-Retirar
uma a uma as varetas sem deixar cair as peças.
-Pode
participar uma criança para cada cor de vareta. Cada jogador escolhe uma cor e, na sua
vez de jogar, só poderá movimentar as suas varetas,
tentando não deixar cair as suas contas.
BIBLIOGRAFIA

Olá Rejane,
ResponderExcluirsuas atividades são muito interessantes, mas a que me chamou a atenção mesmo foi a do boneco articulado, onde o aluno já começa a ser trabalhado na confecção do mesmo.
Olá, Rejane
ResponderExcluirParabéns pela sugestão de atividade para alunos com deficiência intelectual que auxiliará na coordenação motora.
Beijos
Ana Rita