quinta-feira, 5 de junho de 2014

RECURSOS E ESTRATÉGIAS EM BAIXA TECNOLOGIA QUE POSSA APOIAR O ALUNO COM TGD EM SEU DESENVOLVIMENTO

PRANCHAS DE COMUNICAÇÃO

Déficits na comunicação e interação social são características de pessoas com TEA.
Uma das características do autismo são alterações na socialização, linguagem/comunicação e comportamento.
Os Recursos de baixa tecnologia, como as pranchas de comunicação contribuem  para proporcionar e ampliar habilidades funcionais das pessoas com autismo e consequentemente promover sua maior independência.
As pranchas de comunicação podem ser utilizadas com alunos com TEA, em todas as idades dependendo das dificuldades de comunicação. As atividades com pranchas podem ser usadas em todo o ambiente escolar com:(sala de aula comum, AEE, Biblioteca, laboratório de informática, etc). Para facilitar o desenvolvimento do aluno com autismo se faz necessário que o professor faça intervenções constantes para que sua oralidade seja explorada.
As pranchas servem também para facilitar e possibilitar a construção do conhecimento através de objetos ou com vocabulários dos símbolos, letras, sílabas, palavras, frases ou números, ambiente, objetos de uso, comida, animais e outros, sendo trocados por outros no momento em que estes se apropriarem do significado. Elas são personalizadas e devem considerar as possibilidades cognitivas, visuais e motoras do usuário, conforme as necessidades do mesmo.
Essas pranchas podem estar soltas ou agrupadas em álbuns ou cadernos. O indivíduo vai olhar apontar ou ter a informação apontada pelo seu mediador de comunicação dependendo de sua condição motora.

PRANCHAS COM SÍMBOLOS PCS


Um dos sistemas simbólicos mais utilizados em todo o mundo é o PCS - Picture Communication Symbols, criado em 1980 pela fonoaudióloga estadunidense Roxanna Mayer Johnson. No Brasil o PCS foi traduzido como Símbolos de Comunicação Pictórica. O sistema PCS possui como características: desenhos simples e claros, fácil reconhecimento, adequados para usuários de qualquer idade, facilmente combináveis com outras figuras e fotos para a criação de recursos de comunicação individualizados. São extremamente úteis para criação de atividades educacionais. O sistema de símbolos PCS está disponível no Brasil por meio do software Boardmaker.



descrição de imagem:

Visualiza-se uma prancha de comunicação com dezoito símbolos gráficos PCS cujas mensagens servirão para escolher alimentos e bebidas. Os símbolos PCS estão organizados por cores nas categorias sociais (oi, podes ajudar?, obrigada); pessoas (eu, você, nós); verbos (quero, comer, beber); substantivos (bolo, sorvete, fruta, leite, suco de maçã e suco de laranja) e adjetivos (quente, frio e gostoso).

TRABALHAR SOCIALIZAÇÃO E ORALIDADE


Para trabalhar o nome dos colegas da sala, pode-se utilizar esse tipo de chamada. O aluno coloca a foto dos colegas que estão presentes, nomeia–os e realiza a  contagem dos presentes. É uma maneira lúdica e que geralmente surte efeito na  aprendizagem e socialização do aluno.




TRABALHANDO A ROTINA

Uma característica do aluno autista é a necessidade de ter segurança em sua rotina diária, para auxiliar nessa necessidade podemos montar a rotina semanal utilizando fichas / cartaz organizando a rotina diária/semanal do aluno Autista. Utilizar o sistema baseado em figuras ou fotos selecionadas de acordo com as necessidades e/ou interesses individuais. Quando o autista estabelece a associação entre a atividade e o símbolo facilita tanto a comunicação quanto à compreensão.



http://www.bengalalegal.com/boardmaker acessado em 05/06/2014

http://www.assistiva.com.br/ca.html. Acessado em 05/06/2014

http://jucienebertoldo.files.wordpress.com/2013/05/caderno pedagc3b3gico-autismo-com-sugestc3b5es-de-atividades-jogos-e-ilustrac3a7c3b5es.pdf . Acessado em 05/06/2014.





Um comentário:

  1. Olá Rejane,
    Parabéns pelas atividades sugeridas. Sabemos que as crianças com TEA apresentam grande variação no desenvolvimento da linguagem. Algumas têm poucas habilidades na fala e quase não conseguem se comunicar. Para essas, podemos ajudá-las com métodos simplificados como esses que você sugeriu. Com a troca de imagens professor e aluno podem se comunicar de forma mais efetiva. Valeu a dica.
    Beijos, Silvia.

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