PRANCHAS DE
COMUNICAÇÃO
Déficits
na comunicação e interação social são características de pessoas com TEA.
Uma
das características do autismo são alterações na socialização,
linguagem/comunicação e comportamento.
Os
Recursos de baixa tecnologia, como as pranchas de comunicação contribuem para proporcionar e ampliar habilidades
funcionais das pessoas com autismo e consequentemente promover sua maior
independência.
As
pranchas de comunicação podem ser utilizadas com alunos com TEA, em todas as
idades dependendo das dificuldades de comunicação. As atividades com pranchas
podem ser usadas em todo o ambiente escolar com:(sala de aula comum, AEE,
Biblioteca, laboratório de informática, etc). Para facilitar o desenvolvimento
do aluno com autismo se faz necessário que o professor faça intervenções constantes
para que sua oralidade seja explorada.
As
pranchas servem também para facilitar e possibilitar a construção do
conhecimento através de objetos ou com vocabulários dos símbolos, letras,
sílabas, palavras, frases ou números, ambiente, objetos de uso, comida, animais
e outros, sendo trocados por outros no momento em que estes se apropriarem do
significado. Elas são personalizadas e devem considerar as possibilidades
cognitivas, visuais e motoras do usuário, conforme as necessidades do mesmo.
Essas
pranchas podem estar soltas ou agrupadas em álbuns ou cadernos. O indivíduo vai
olhar apontar ou ter a informação apontada pelo seu mediador de comunicação
dependendo de sua condição motora.
PRANCHAS COM SÍMBOLOS
PCS
Um
dos sistemas simbólicos mais utilizados em todo o mundo é o PCS - Picture
Communication Symbols, criado em 1980 pela fonoaudióloga estadunidense Roxanna
Mayer Johnson. No Brasil o PCS foi traduzido como Símbolos de Comunicação
Pictórica. O sistema PCS possui como características: desenhos simples e
claros, fácil reconhecimento, adequados para usuários de qualquer idade,
facilmente combináveis com outras figuras e fotos para a criação de recursos de
comunicação individualizados. São extremamente úteis para criação de atividades
educacionais. O sistema de símbolos PCS está disponível no Brasil por meio do
software Boardmaker.
descrição
de imagem:
Visualiza-se uma prancha
de comunicação com dezoito símbolos gráficos PCS cujas mensagens servirão para escolher
alimentos e bebidas. Os símbolos PCS estão organizados por cores nas categorias
sociais (oi, podes ajudar?, obrigada); pessoas (eu, você, nós); verbos (quero,
comer, beber); substantivos (bolo, sorvete, fruta, leite, suco de maçã e suco
de laranja) e adjetivos (quente, frio e gostoso).
TRABALHAR SOCIALIZAÇÃO
E ORALIDADE
Para
trabalhar o nome dos colegas da sala, pode-se utilizar esse tipo de chamada. O aluno
coloca a foto dos colegas que estão presentes, nomeia–os e realiza a contagem dos presentes. É uma maneira lúdica e
que geralmente surte efeito na aprendizagem
e socialização do aluno.
TRABALHANDO A ROTINA
Uma
característica do aluno autista é a necessidade de ter segurança em sua rotina
diária, para auxiliar nessa necessidade podemos montar a rotina semanal
utilizando fichas / cartaz organizando a rotina diária/semanal do aluno
Autista. Utilizar o sistema baseado em figuras ou fotos selecionadas de acordo
com as necessidades e/ou interesses individuais. Quando o autista estabelece a
associação entre a atividade e o símbolo facilita tanto a comunicação quanto à
compreensão.
http://www.bengalalegal.com/boardmaker
- acessado
em 05/06/2014
http://jucienebertoldo.files.wordpress.com/2013/05/caderno
pedagc3b3gico-autismo-com-sugestc3b5es-de-atividades-jogos-e-ilustrac3a7c3b5es.pdf
. Acessado em 05/06/2014.




Olá Rejane,
ResponderExcluirParabéns pelas atividades sugeridas. Sabemos que as crianças com TEA apresentam grande variação no desenvolvimento da linguagem. Algumas têm poucas habilidades na fala e quase não conseguem se comunicar. Para essas, podemos ajudá-las com métodos simplificados como esses que você sugeriu. Com a troca de imagens professor e aluno podem se comunicar de forma mais efetiva. Valeu a dica.
Beijos, Silvia.